Notícias

Fevereiro Roxo

Durante todo o mês de fevereiro, as cores roxa e laranja são utilizadas com o objetivo de atentar para a conscientização e combate de algumas doenças. A roxa foi a cor escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já o laranja foi a cor incluída na campanha para conscientizar sobre a Leucemia.

Alzheimer:
O Alzheimer é um tipo de demência, que é uma diminuição, lenta e progressiva da função mental, que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade para aprender. Em 60 a 80% dos idosos, a causa da demência é a doença de Alzheimer. É rara sua existência em pessoas com menos de 65 anos de idade.

Atenção aos sintomas:
- Falha na memória para acontecimentos recentes, sendo comum repetir a mesma pergunta;
- Dificuldade para acompanhar conversas;
- Dificuldade para resolver problemas simples do cotidiano, como: arrumar uma mesa ou organizar gavetas ou objetos;
- Dificuldade para se expressar com palavras ideias e/ou sentimentos.

Lúpus:
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

Atenção aos sintomas:
- Pele: coloração irregular da pele, dedos que mudam de cor com o frio (fenômeno de Raynaud);
- Fotossensibilidade: Alguns pacientes têm apenas sintomas de pele. Esse tipo é chamado de lúpus cutâneo;
- Artrite ou Artralgias: As articulações e a pele são os órgãos mais atingidos, estando presentes na maioria absoluta dos casos.

Fibromialgia:
A fibromialgia é uma doença reumática, ou seja, uma enfermidade que afeta o aparelho locomotor de uma pessoa – que inclui ligamentos, músculos, articulações, tendões, etc. A fibromialgia também é uma doença crônica, ou seja, não existe um tratamento rápido, tampouco uma cura de curto prazo. Quando ela se manifesta, dura pelo menos três meses, com muitos pacientes sofrendo com essa condição por anos ou mesmo pela vida inteira.

Sintomas:
Os sintomas de fibromialgia geralmente envolvem dores muito intensas espalhadas por pontos específicos, ou mesmo por todo o corpo. Entre os focos de dor mais comuns estão o pescoço, ombros e outros pontos de articulação, como cotovelos, punhos e joelhos.

Outros sintomas:
- Insônia, dificuldade para dormir e ausência de sono reparador (que de fato descansa o corpo) - Fadiga extrema e constante sensação de cansaço;
- Problemas de memória e atenção;
- Dores e espasmos musculares;
- Problemas no sistema digestivo (constipação, gases excessivos);
- Formigamentos e sensibilidade aguda em mãos e pés.

Leucemia:
A leucemia é um tipo de câncer que ataca a medula óssea, responsável pela produção do sangue. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de dez mil pessoas são diagnosticadas por ano com a doença, que se diferencia em mais de 12 subtipos.

Tipos da doença:
De acordo com o Inca, a doença se divide em 12 tipos, tendo quatro tipos mais comuns: leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfocítica aguda e leucemia linfocítica crônica.

Sintomas:
- Palidez;
- Cansaço;
- Aumento de gânglios;
- Infecções persistentes ou recorrentes Hematomas, manchas avermelhadas que não doem e sangramentos inexplicados;
- Aumento do baço e do fígado;
- Anemia;
- Sangramentos nasais e nas gengivas;
- Febre Sudorese noturna;
- Dores nos ossos e nas articulações;
- Perda de peso sem motivo aparente.