Notícias

Outubro Rosa 2022

O movimento Outubro Rosa acontece neste mês e alerta a população sobre a prevenção do câncer de mama. Depois do câncer de pele não melanoma, ele é o tipo de câncer de mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

O câncer de mama é resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Não há uma causa única para o desenvolvimento do câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados, e o risco aumenta com a idade, sendo maior a partir de 50 anos. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Os principais fatores de risco são:
Obesidade e sobre peso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes, primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos, histórico familiar de câncer de ovário, mama, dentre outros.

Alguns fatores de risco podem ser evitados! Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama!

Fique atenta aos sinais e sintomas!
- Observem o surgimento de nódulo (caroço) endurecido, fixo e geralmente indolor, pois é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;

- Alterações do bico do peito e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Essas alterações precisam ser investigadas, mas podem não ser câncer de mama! É importante que faça exame de rotina para identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Informe-se, converse e compartilhe essas informações!

“Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam. Se conheça, se ame e se cuide!”